O Castelo é a maior fortificação do Mondego e uma das maiores do País, tendo desempenhado um papel importante nas lutas pela reconquista do território aos Mouros.
Classificado como Monumento Nacional, este castelo é um testemunho da história da região.
Tento sido tomado por Almançor, em 990, o castelo foi reconquistado por Mendo Luz, em 1006. Mais tarde, em 1088 ou 1095, este terá sido reedificado por Afonso VI de Castela.
O monumento que vemos atualmente sofreu ainda várias alterações. D. Teresa e D. Afonso Henriques, ordenaram novas reformas no castelo e, o Infante D.Pedro, terá mandado ampliar o espaço. No entanto, no século XIV, o castelo sofreu uma reforma geral e no século XX, foram realizadas obras de reconstrução para a sua manutenção.
De planta irregular, este monumento é composto por uma cerca principal, barcacã, uma torre de menagem, a Igreja de Santa Maria da Alcáçova, Paço das Infantas, torre do relógio e, a já extinta, Capela de S. João.
Foi no castelo de Montemor-o-Velho, que a 6 de janeiro de 1355, D. Afonso IV, reunido com os seus ministros, ordenou a morte de D. Inês de Castro.
Um monumento imponente, nesta Vila onde se respira história.
Ver maisVer menos
Outras Informações
Para completar a visita ao Castelo, sugere-se uma visita ao Centro Interpretativo de Montemor-o-Velho. Este espaço tecnológico permite conhecer Montemor-o-Velho de forma lúdica e interativa.
Localizado na Praça da República, este espaço permite uma viagem pela cultura, história, tradições, costumes e paisagem natural do território.
Esta aplicação utiliza cookies apenas para assegurar funcionalidades para uma melhor navegação no adimin da DareYou Spot. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
EMOTION DEFENDER
Avenida Cidade Léon, 506 Brigantia EcoPark - Polo tecnológico, Sala 130 5300-358 Bragança, Portugal
Avalie e Comente
Para avaliar e comentar pontos de interesse é necessário que faça o seu login.
Note que ao fazê-lo ganha pontos para a sua experiencia de utilizador.